A história do Voo Livre em Axixá do Tocantins
Em 1991 o estudante baiano Ney Sosthenes começou o curso de engenharia civil em Governador Valadares-MG, e em 1995 conheceu o voo livre e iniciou o curso de parapente com o instrutor João Luís. Depois da conclusão da faculdade em 1996 voltou para Imperatriz-MA, cidade em que sua família vivia, onde chegou empolgado com o voo e começou a ensinar alguns amigos. O pai de Afonso ( um desses amigos) residia em Axixá do Tocantins e os convidou para conhecer a Serra do Estrondo, onde passaram a praticar o esporte. Marcos Honório o melhor “aluno” de Ney foi o primeiro a decolar da Serra do Estrondo.
Assim nasceu o voo livre de Axixá, sem muito conhecimento e técnicas o voo era limitado, durante alguns anos se resumia em decolar e pousar.
Visando melhorar a qualidade técnica dos voos dos pilotos nasceu a ideia de fazer o primeiro evento de voo, o 1º Encontro de Pilotos da Serra do Estrondo de Axixá, que teve a participação de vários pilotos do país como: Mauro de Palmas, João Luís-MG (instrutor do Ney), Gean Pablo-SC entre outros.
A vinda desses instrutores habilitados foi importante para os pilotos que praticavam o voo livre no local aperfeiçoarem suas técnicas e a segurança de voo.
Dessa forma, Axixá começou a mostrar seu potencial de XC (voo de distância), em edições seguintes do evento outros pilotos vieram voar na Serra do Estrondo como Raul-CE e Jr. CB-MG, e grandes voos de distância começaram a ocorrer: Raul-CE 109Km/ ano 2015, Jr. CB-MG 163.3Km/ ano 2016 (recorde tocantinense de voo livre).
A partir desse momento a cidade de Axixá detém todos os recordes tocantinenses, como o voo de 279km/ ano 2023 que consagrou o piloto Cabeça-TO como atual recordista.